quarta-feira, 24 de outubro de 2018

De acordo com Base Nacional Comum Curricular (BNCC), segue abaixo algumas habilidades que poderão ser desenvolvidas ao longo do projeto:

Área de Linguagem


Arte

  • Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
  • Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Língua Portuguesa

  • Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas. 
  • Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital. 

Área de Ciências da Natureza


Ciências


  • Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
  • Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem. 
  •  Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

Dicas sobre internet segura

Assista o vídeo a seguir, ele fala sobre falsas notícias enviadas através de correntes em redes sociais.


terça-feira, 23 de outubro de 2018

INSETO JEQUITIRANABOIA

Jequitiranaboia  Fulgora laternaria

Foto: Marcos Correia
Nome Científico: Fulgora laternaria
Família: Fulgoridae
Ordem: Hemiptera
Distribuição: América do Sul e em grande parte do território brasileiro. Eventualmente também é encontrado em alguns países da América Central.
Habitat: Florestas tropicais. Mas também aparecem em cidades, atraído pelas luzes urbanas.
Alimentação: Néctar das frutas e seiva dos vegetais.
Reprodução: De seus ovos eclodem ninfas, que ao realizarem a última muda fazem a metamorfose (como as borboletas). Depois disso, tornam-se adultos alados.
Saiba mais: Se há um inseto esquisito, é o jequitiranaboia. Tanto que é conhecido por cobra-voadora, até em função de sua cabeça, que lembra a do réptil (ou mesmo a de um jacaré). Embora sua aparência seja de assustar, é totalmente inofensivo (a começar pelos dentes falsos). Além de asas amareladas, com detalhes em preto e pardo, tem olhos bem pequenos e uma espécie de antena junto a eles. Chegam a medir de 6 a 7 centímetros de comprimento, com o dobro de envergadura nas asas.

Costuma ser chamado ainda de jetiranumboia, jitiranaboia, jiquitiranaboia, jequitirana-boia, tiramboia, jaquiranaboia, cobra-voadora, cobra-do-ar e cobra-de-asa. Para vê-lo, só mesmo nos crepúsculos.

Outra curiosidade: quando pousados, costumam andar de lado e para trás. São predados por aves, mamíferos (primatas e carnívoros), répteis e anfíbios.

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Curiosidades sobre o desenho do Bob Esponja




                      Sucesso entre crianças, jovens e adultos desde 1999, o desenho do Bob Esponja Calça Quadrada tem como protagonista uma esponja-do-mar, cuja turma é representada por diversos outros seres marinhos. É isso mesmo!
                     Todos os personagens do desenho são baseados em seres vivos existentes no mundo real (embora a versão animada apresente algumas adaptações) e foram criadas pelo americano Stephen Hillenburg, que imaginou o desenho enquanto dava aulas de Biologia.


Bob Esponja


O Bob Esponja, como dito, é uma esponja-do-mar. Ao contrário do agitado personagem, as esponjas-do-mar da vida real não são quadradas e são organismos sésseis, ou seja, não se movem. Pertencentes ao Filo Porifera, são os animais mais simples que existem.

Patrick

Patrick, amigo de Bob Esponja, é uma estrela-do-mar. Pertencente ao Filo Echinodermata, as estrelas-do-mar são animais carnívoros e se alimentam preferencialmente de moluscos e esponjas, ou seja, na vida real o Bob Esponja seria uma bela refeição para seu amigo.

Senhor Siriguejo


O Senhor Siriguejo, proprietário da lanchonete Siri Cascudo e patrão do Bob Esponja, é um caranguejo, pertencente ao Filo Arthropoda e ao subfilo Crustacea. Apesar do nome, o personagem não tem nenhuma relação com o siri. Como todos os caranguejos, o Senhor Siriguejo possui dois olhos na extremidade da cabeça e “mãos” em formato de garras.

Lula Molusco

O mal-humorado colega de trabalho de Bob Esponja, por sua vez, chamado Lula Molusco, apesar do nome não é uma lula, e sim um polvo. Os polvos pertencem ao Filo Mollusca, classe Cephalopoda, e apresentam oito braços (diferentemente do personagem, que apresenta apenas seis).
Na vida real, o Bob Esponja seria facilmente devorado por seu colega de trabalho, já que os polvos incluem as esponjas-do-mar em seu cardápio.
 







              Você sabia que o desenho animado Bob Esponja, de Stephen Hillenburg (Nickelodeon), conta a história de uma esponja do mar? Ele, Bob Esponja Calça Quadrada, vive em uma região do Oceano Pacífico (Fenda do Biquíni), trabalha em um restaurante (Siri Cascudo), e passa por vários apuros com seu melhor amigo, Patrick Estrela, uma estrela-do-mar. 
         Bob e Patrick são invertebrados marinhos.       https://escolakids.uol.com.br/invertebrados.htm

 




quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Daniela


CONHECENDO OS INVERTEBRADOS
Existem dois grupos principais no reino animal: os vertebrados e os invertebrados. Ambos pertencem ao reino Animalia, contudo, a estrutura corporal varia bastante de um grupo para o outro.

Características principais
O grupo dos invertebrados inclui 97% de toda a espécie animal, exceto o dos vertebrados (peixes, répteis, anfíbios, pássaros e mamíferos).
Uma característica comum a todos os invertebrados é a ausência da espinha dorsal. Como exemplo, podemos citar as esponjas (que apesar de nem sempre se enquadrarem nesta categoria, continuam a fazer parte deste grupo).
Além da ausência de espinha dorsal, há ainda outras características comuns a estes seres, como:
- formação multicelular (grupos diferentes de células compõem este organismo);
- ausência de parede celular (pois são formados por célula animal);
- com exceção das esponjas, possuem tecidos como resultado de sua organização celular;
- sua reprodução geralmente é sexuada (gametas masculinos e femininos se combinam para formar um novo organismo).
De forma geral, podemos dizer que a grande maioria dos invertebrados é capaz de se locomover. Contudo, as esponjas somente realizam esta tarefa quando elas ainda são bem jovens e pequenas. Já as lagostas e os insetos são capazes de se movimentar durante toda sua existência.

 Alimentação
Diferentemente dos vegetais (que produzem sua própria energia através da fotossíntese), os invertebrados necessitam extrair a energia necessária para sua sobrevivência através de outros seres. Para isso, eles se alimentam de seres autótrofos (vegetais) e heterótrofos (animais).
Principais filos de animais invertebrados:
- Artrópodes
- Moluscos
- Celenterados
- Poríferos
- Equinodermos
- Platelmintos
- Anelídeos

Exemplos de animais invertebrados:
- Aranhas
- Lacraias
- Centopéias
- Polvos
- Estrelas-do-mar
- Vermes
- Insetos (moscas, mosquitos, baratas, besouros, borboletas)
- Esponjas do mar
- Mariscos

















Renata

Os invertebrados de corpo mole

Você sabia…


Os invertebrados compreendem 97% de todas as espécies de animais de todo o mundo – 1,5 milhão de espécies diferentes, os animais invertebrados são considerados os animais mais antigos do reino animal, uma vez que foi a partir deles que surgiram os vertebrados.
Os invertebrados são aqueles que não possuem crânio, vértebras ou coluna dorsal. Em geral, possuem corpos moles, mas alguns possuem exoesqueleto de calcário, como os artrópodes. Esse exoesqueleto tem como objetivo facilitar a locomoção, a sustentação e a proteção.
Vamos conhecer hoje…
Invertebrados de corpo mole: os ANELÍDEOS
Os anelídeos são animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis, apresentando uma nítida segmentação.

Veja esta imagem:

Assista também:






Referências:
CHUMBINHO. 10 Animais invertebrados. Disponível em: <https://www.demonstre.com> Acesso em 14/10/2018.

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

animais invertebrados

 





























Apresentamos os animais invertebrados presentes na natureza.  
Eles são importantes na cadeia alimentar, e pra manter o equilíbrio do meio ambiente, 
da vida em si! 
Se eles não existissem, outros animais existiriam........ 
animais nada agradáveis, visto que certos animais invertebrados se alimentam de animais
indesejados para nós seres humanos. 
Sem contar que eles servem de alimento para algumas populaçãos, como a Tailândia .

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Por que os invertebrados são tão diferentes?


Mapa Conceitual




Certezas Provisórias
Dúvidas temporárias
  • Animais invertebrados não possuem coluna vertebral
  • Nem todos os invertebrados tem a casca dura
  • Diferenças entre tipos de invertebrados
  • Quantos tipos de invertebrados existem?
  • Como são classificados os invertebrados?
  • Por que alguns tem a casca dura e outros são moles
  • Será que conhecemos todos os invertebrados que existem?
  • A mariposa jacaré (Fulgura) é um invertebrado?
  • Quais as espécies mais exóticas de invertebrados?
  • Como os animais invertebrados agem em situações de risco?
  • De que modo os animais invertebrados usam a inteligência para a sobrevivência?


Grupo Manhã - Daniela Padilha, Eliane, Renata e Scheila.

Curiosidades sobre os polvos baseadas em estudos científicos

O polvo é sem dúvida um dos animais marinhos mais fascinantes que existe. As complexas características físicas, a grande inteligência que...